Design sem nome (5).png

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

        O manual do proprietário é um documento essencial para obter conhecimento e informações técnicas sobre a manutenibilidade do seu imóvel, além de garantir segurança tanto para a incorporadora/construtora quanto para o proprietário.

      Conforme a ABNT NBR 14037:2011 Versão corrigida:2014 o manual de uso, operação e manutenção das edificações, popularmente conhecido como Manual do Proprietário, estabelece requisitos mínimos para garantir que seja fornecido ao usuário informações técnicas mínimas, de forma a:​

  1. ​ Informar aos proprietários e ao condomínio as características técnicas da edificação construída;

  2. Descrever procedimentos recomendáveis e obrigatórios para a conservação, uso e manutenção da edificação, bem como para a operação dos equipamentos;

  3.  Informar e orientar os proprietários e o condomínio, em uma linguagem didática, as suas obrigações no tocante à realização de atividades de manutenção e conservação, e de condições de utilização da edificação;

  4. Prevenir a ocorrência de falhas ou acidentes decorrentes de uso inadequado; e

  5. Contribuir para que a edificação atinja a vida útil de projeto.

De acordo com a lei n° 8078/90 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor - a disponibilização do manual do proprietário é obrigatório. 

       Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o fornecimento do manual do proprietário da edificação visa conscientizar que a longevidade de uma construção não está relacionada apenas aos problemas de projeto e de execução da obra, mas também ao adequado uso e manutenção, considerando inclusive a manutenção preventiva.

COMO É FEITA A ELABORAÇÃO DO MANUAL DO PROPRIETÁRIO?

A elaboração do manual é realizado junto a incorporadora/construtora desde o início da obra, sendo melhor executado com tempo hábil para revisões. Podendo este ser elaborada até seis meses antes da entrega prevista do empreendimento.

PARA QUEM É O MANUAL DO PROPRIETÁRIO?

Lembrando que o Manual do Proprietário que é elaborado principalmente para condomínios residenciais, também devem ser realizados para edifícios comerciais.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

NOSSO DIFERENCIAL!

1.

Projeto otimizado e simplificado para melhor entendimento do usuário

2.

Linguagem do manual adequado ao usuário

3.

QR Code de acesso ao manual do proprietário

4.

Dicas e ilustrações de manutenção  do seu condomínio

5.

Acompanhamento e revisões necessárias da contratação até a entrega.