Design sem nome (2).png

INSPEÇÃO PREDIAL

A inspeção predial tem como objetivo a avaliação de condições técnicas, de uso, operação, manutenção e funcionalidade de uma edificação, tais como: 

  1. Determinar as irregularidades prediais.

  2. Estabelecer providências e responsabilidades.

  3. Analisar os sistemas construtivos da edificação (estrutura, alvenaria, esquadrias, revestimentos, fachadas, impermeabilização, etc.), as instalações (elétricas, hidráulicas, gás, etc.) e os equipamentos (elevadores, bombas, ar-condicionado, etc.) prediais.

  4. Preservar a garantia da construção e orientar o condomínio na boa prática das atividades de manutenção.

  5. Verificar o estado de conservação e as condições gerais da edificação.

  6. Auxiliar, atestar e verificar à evolução do estado de conservação e da boa manutenção.

LTIP - LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL

O LTIP - Laudo Técnico de Inspeção Predial é de extrema importância por tratar-se de um serviço que analisa o estado de conservação e funcionamento da edificação, efetuando um Check-Up predial completo que é entregue ao síndico do condomínio, indicando os serviços que devem ser realizados, contendo o grau de risco, a categoria e as análises encontrada no momento da inspeção predial.

Lembrando que a inspeção predial não substitui as atividades de inspeções periódicas que são parte dos programas de manutenção, conforme estabelecido na ABNT NBR 5674, que devem ser previstos no manual do proprietário e do síndico elaborados de acordo com a ABNT NBR 14037.

LAUDO ESTRUTURAL DE MARQUISES E SACADAS

O laudo estrutural de marquises e sacadas visa a conservação dos elementos construtivos e/ou apostos às fachadas, atestando segurança para todos e indicando as manutenções necessárias, podendo inclusive ser submetida a prova de carga dependendo da análise realizada no local pelo profissional.

Este laudo é voltado principalmente para imóveis que possuem marquises projetadas sobre via pública e é de responsabilidade do condomínio ou proprietários pelos prédios a realizarem este laudo, conforme a periodicidade determinada pelo município.

 

Na cidade de Porto Alegre/RS, por exemplo deverá ser realizado este laudo a cada 3 anos e protocolado junto a SMOV.

LAUDO ESTRUTURAL DE FACHADA

O laudo estrutural de fachada visa a conservação dos elementos construtivos, atestando segurança para todos e indicando as manutenções necessárias. Este laudo requer trabalho em altura, principalmente na fase de mapeamento no qual é realizado o Teste Percussivo no revestimento da fachada. 

Este laudo é de suma importância, principalmente para a segurança dos moradores e das pessoas que circulam sob o prédio, pois além da inspeção e tratamento das patologias ele previne acidentes através do desplacamento da cerâmica.

ENTREGA E EXECUÇÃO DOS LAUDOS TÉCNICOS

Nosso prazo de entrega é de 10 dias úteis a contar da última vistoria realizada.

VALIDADE DOS SERVIÇOS

A norma ABNT NBR 16474 indica que a periodicidade está de acordo com às leis e regulamentos vigentes, bem como à recomendação do profissional que realizou a inspeção.


Por exemplo, em Porto Alegre, conforme LC 806/2016, deverá ser realizado o LTIP a cada 5 anos e a não apresentação deste laudo pode gerar uma multa de R$8,029/m² da área total construída.
Dentre outros municípios em que também já se faz obrigatória a realização deste serviço, como por exemplo: Canoas, Bento Gonçalves, Bagé, dentre outros.

Design sem nome.png
ENTRE EM CONTATO CONOSCO!
arrow&v