auditoria

interna

A Benelli Engenharia de Qualidade conta com profissionais altamente capacitados para gerar soluções estratégicas e eficazes para a sua empresa alcançar a excelência cumprindo com os requisitos das normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, ISO 45001:2018 e PBQP-h SIAC 2018.

ISO 9001:2015 - Sistema de Gestão da Qualidade

O objetivo da ABNT NBR ISO 9001 é estabelecer requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações no qual possam garantir a capacidade de eficiência tanto na produção quanto na entrega do produto/serviços atendendo as expectativas do cliente. O SGQ auxilia a organização a alcançar metas e objetivos através de processos, procedimentos, envolvimento das pessoas, contexto organizacional, melhoria contínua, raciocínio abordado em riscos dentre outros fatores que levam as empresas a melhorar o sistema de gestão do seu negócio.

ISO 14001:2015 - Sistema de Gestão Ambiental

A ABNT NBR ISO 14001 estabelece requisitos no qual a empresa deverá considerar todas as questões ambientais relativas as suas operações, como por exemplo, a poluição do ar, gestão de resíduos, contaminação do solo, utilização e eficiência de recursos dentre outros. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) preza pela melhoria contínua dos sistemas da empresa e a abordagem de questões ambientas através de processos que impulsionem o desempenho ambiental.

ISO 45001:2018 - Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

A ABNT NBR ISO 45001 tem como objetivo fornecer uma estrutura de gerenciamento de riscos e oportunidades a fim de prevenir acidentes e problemas de saúde ocupacional e proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável. O Sistema de Gestão SSO (SGSSO) estabelece controles que reduzem riscos a acidentes de trabalho, melhorando a qualidade de vida do colaborador, reforçando a importância de ações preventivas no qual torna o SGSSO mais efetivo e eficiente ao tomar medidas antecipadas.

PBQP-H 2018 SIAC

O Governo Federal criou o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), com o intuito de organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. O Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC) do PBQP-H tem como objetivo avaliar a conformidade de Sistemas de Gestão da Qualidade em níveis adequados às características específicas das empresas do setor de serviços e obras atuantes na Construção Civil.

Empresas com certificação do PBQP-h conseguem participar de licitações municipais e estaduais, aprovação de financiamentos em instituições de crédito privadas, dentre elas a Caixa Econômica Federal (CEF). Caso você esteja pensando em participar do programa “Minha Casa Minha Vida” a certificação do PBQP-h é obrigatória. Além de inúmeros benefícios que esta certificação proporciona no setor da construção civil, tais como: aumento de produtividade, redução de custos, profissionalização da mão-de-obra do setor, acesso aos recursos do Governo Federal para execução de obras, qualidade de produto, reconhecimento de clientes e ampliação do mercado.

Esta certificação permite o alinhamento e a integração com as normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001.

A auditoria interna é de extrema importância para as empresas pois ela antecipa possíveis não conformidades na hora da auditoria externa.

Com isto é possível acompanhar a evolução do sistema de gestão, compreendendo seus processos, analisando melhorias e riscos, adequando de acordo com os objetivos que a empresa queira alcançar, sempre promovendo a melhoria contínua.